A BRINCADEIRA COMO PRINCIPAL AGENTE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Mateus da Silva Araújo UNIVS
  • Isabela Bezerra Ribeiro UNIVS

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Brincadeiras, Interação.

Resumo

Por meio da brincadeira a criança desenvolve inúmeras habilidades, motoras, cognitivas, emocionais e morais. Estas começam a compreender o mundo através do lúdico, passam a ter uma pequena consciência da realidade, muitas vezes até ressignificam o lugar social em que vivem, começam a ter experiência sobre papeis de gêneros. As brincadeiras estimulam esse desenvolvimento, nelas as crianças aprendem a concepção de cenários e de regras, estimula-se a memória a afetividade e outros processos psicológicos. O seguinte artigo teve como objetivo analisar, através da literatura, elos entre a brincadeira e o desenvolvimento saudável das crianças. Foi realizada um levantamento bibliográfico sobre as brincadeiras na plataforma Scielo, nos últimos cinco anos. O tratamento metodológico foi realizado através de análises comparativas do levantamento bibliográfico, as quais são apresentadas segundo categorias de análises temáticas da percepção dos autores sobre o objeto de pesquisa. Podemos perceber que as brincadeiras possuem uma característica socializadora e, partindo delas, as crianças criam e recriam símbolos e valores que a elas foram passados. Essas crianças vão desenvolvendo, durante as brincadeiras, vários aspectos importantes para sua convivência em sociedade. Dentre esses aspectos importantes, o desenvolvimento dos processos psicológicos, do altruísmo e empatia.

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Publicado

2020-09-14