A INFLUÊNCIA DO BUSINESS INTELLIGENCE (BI) NA TOMADA DE DECISÃO ESTRATÉGICA

Autores

  • Sandra de Sousa Freitas
  • Ednael Macedo Felix

Palavras-chave:

Tomada de decisão. Business Intelligence. Vantagem competitiva.

Resumo

A tomada de decisão estratégica deve basear-se em informações confiáveis frequentemente disponibilizadas em sistemas de Business Intelligence (BI). Esta pesquisa tem como objetivo investigar a influência das ferramentas de BI no apoio a tomada de decisão estratégica da empresa Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac/CE, respondendo a questão: como o BI influencia a tomada de decisão estratégica?. Por meio de um estudo de caso avaliativo, foram realizadas pesquisas documentais e aplicados questionários com gestores do Senac/CE visando identificar a influência do BI na tomada de decisão. Analisaram-se quatro fatores: confiança no sistema de BI; benefícios gerados pelo BI; estratégias após o surgimento do BI; aplicação estratégica do BI. Considerou-se, ainda a matriz de crescimento proposta por Ansoff (1990): (I) penetração de mercado; (II) desenvolvimento de mercados; (III) desenvolvimento de produtos e (IV) diversificação para investigar, na área da gastronomia, as decisões estratégicas após a utilização do BI. Com base nas respostas obtidas por meio de escala Likert de quatro pontos, observaram-se que as informações disponibilizadas pelo sistema de BI do Senac/CE geram, na percepção dos seus gestores, confiança e benefícios (redução dos ambientes de incerteza, risco e conflito) para a tomada de decisão estratégica e obtenção da vantagem competitiva.

Referências

ANSOFF, H. Igor. The new corporate strategy. São Paulo: Atlas, 1990.

ARNOTT, D., Lizama, F., & Song, Y. Patterns of business intelligence systems use in organizations. Decision Support Systems, 97, 58-68, 2017.

AUZAIR, S. The effect of business strategy and external environment on management control systems: a study of Malaysian hotels. International Journal of Business and Social Science, 13(2), 236-244, 2011 Disponível em < http://www.academia.edu/4131312/THE_EFFECT_OF_BUSINESS_STRATEGY_AND_EXTERNAL_ENVIRONMENT_ON_MANAGEMENT_CONTROL_SYSTEMS_A_STUDY_OF_MALAYSIAN_HOTELS_Sofiah_Md_Auzair> Acess on 08 de jun. 2017.

BATISTA E. O. Sistemas de informação. São Paulo: Saraiva, 2004

CASTRO, M. A. Silva. Papel, importância e aplicação das estratégias competitivas genéricas: estudo de caso na indústria de açúcar. Dissertação. Universidade de São Paulo, 2006.

COLAÇÕ Junior, M. Projetando sistemas de apoio à decisão baseados em data warehouse. Rio de Janeiro: Axcel Books. 2004. Disponível em file:///E:/Documents%20and%20Settings/Ioneire/Meus%20documentos/Downloads/SistemasApoioDecisao_BaseadosDataWarehouse.pdf Acesso em 10 de maio de 2017.

DATE, C.J. Introdução a sistemas de banco de dados. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

GODOI, Christiane Kleinübing; BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. 2.ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2010.

JUNQUEIRA, Emanuel et al. O efeito das opções estratégicas e dos sistemas de controle de gestão no desempenho organizacional. Rev. contab. Finanç. , São Paulo, v. 27, n. 72, p. 334-348, dezembro de 2016. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772016000300334&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 26 de maio de 2017. Epub 18 de agosto de 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1808-057x201601890.

ZANELLAa, Luiz F. T.. Estratégia Empresarial: A Tomada de Decisão Estratégica Regida Pela Ética Profissional. Unoesc & Ciência - ACSA, Joaçaba, 4(1), 99-113. (2013). Disponível em <https://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/article/view/2131/pdf> . Acesso em 12 de maio de 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-10

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa