A IMPORTANCIA NA QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA

Autores

  • Francisco Guilherme Neto Instituto Dom José de Educação e Cultura – IDJ; Universidade Estadual Vale Do Acaraú – UVA
  • Andréa Ferreira da Silva Universidade Regional do Cariri (URCA) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – IDJ; Universidade Estadual Vale Do Acaraú – UVA
  • Neukele Bento de Lavor Instituto Dom José de Educação e Cultura – IDJ; Universidade Estadual Vale Do Acaraú – UVA
  • José Mario Cavalcante Figueiredo

Palavras-chave:

Qualidade. Satisfação. Atendimento. Cliente.

Resumo

Um dos pilares que contribui para o sucesso e realização das empresas é a qualidade ofertada durante todo o seu processo de atendimento, sendo essencial para que nas mais diversificadas áreas para que continuem a crescer, onde o cliente se torna o principal objetivo a ser conquistado, pois atrás dele o comércio tende a se manter e desenvolver conforme o esperado, gerando lucro a empresa e mantendo seus funcionários. Tendo em vista esses aspectos este estudo possui como objetivo geral discutir sobre a relevância e o contentamento dos clientes nas empresas. O artigo em questão trata-se de um estudo de caráter descritivo realizado mediante uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados que foi utilizada em questão, é uma pesquisa bibliográfica, após a obtenção dos dados os mesmos foram analisados, ordenados, interpretados e representados de forma escrita. Os resultados foram analisados e discutidos pautados na análise dos dados coletados. Pode-se concluir que a solução se encontra na forma que os donos das empresas e os colaboradores recepcionam seus clientes nos estabelecimentos, onde satisfazer o cliente é uma meta a ser alcançada diariamente e cabe aos gestores priorizar o treinamento dos seus funcionários para um melhor atendimento, o cliente tendo um tratamento diferenciado é sem dúvida uma parceria fechada que tende a gerar lucro e fidelidade com a empresa. 

Biografia do Autor

Andréa Ferreira da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – IDJ; Universidade Estadual Vale Do Acaraú – UVA

Doutora em Economia Aplicada - PPGE/UFPB; Mestre em Economia Rural - MAER/UFC; Bacharel em Ciências Econômicas - URCA/Crato

Referências

ALBRECHT, K ; BRADFORD, L.J. Serviços com Qualidade. A Vantagem Competitiva. São Paulo: Editora McGraw-Hill, 1992.

ALMEIDA, A.N; BRITO, F. C. R; MOREIRA, M.R; LUSTOSA, I. B. S; SOUSA, V. S. S; CABRAL, L.A. Avaliação da experiência de consumo de clientes em uma rede de fast food: uma estratégia para fidelização. Edições Desafio Singular. vol. 14, n. 1, pp. 91-95 6o ISSC, Fortaleza- CE, 2018.

ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 6. ed. São

Paulo: Atlas, 2003.

ARNHOLD, C. M; BASSAN, D. S. A satisfação dos clientes com os serviços prestados: um estudo de caso de um escritório contábil no município de Taquara/Rs. Estudo de caso. Taquara-RS, 2017.

BARBOSA, T. A. C; MINCIOTTI, S. A. Serviço de atendimento ao cliente terceirizado ou próprio? Uma análise da satisfação do cliente usuário. Revista Brasileira de Gestão de Negócios-RBGN, v. 9, n. 25, p. 81-95, 2007.

BEZERRA, I. S. Qualidade do ponto de vista do cliente. São Paulo: Biblioteca 24horas, 2013.

BRAGA, J. K. W. A importância da qualidade no atendimento ao cliente. Artigo científico apresentado à fundação universidade federal de Rondônia. Cacoal /RO, 2014.

BRANDÃO, H. P; GUIMARÃES, T. A; ANDRADE, J. E. B. Competências profissionais relevantes à qualidade no atendimento bancário*. Revista de Administração Pública 6/2001. RAP Rio de Janeiro 35(6):61-81, Nov/Dez, 2001.

CARVALHO, Pedro Carlos de. Administração mercadológica. Campinas: Alínea, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Atlas, 1999.

COSTA, A. S. C; SANTANA, L. C; TRIGO, A. C. Qualidade do atendimento ao cliente: um grande diferencial competitivo para as organizações. Revista de Iniciação Científica–RIC Cairu, v. 2, n. 2, p. 155-172, 2015.

COSTA, C. U; NAKATA, Y. U; CALSANI, J. R. S. Qualidade no atendimento: a influência do bom atendimento para conquistar os clientes. 2013.

FABRIN, G. V. I; MOTTER, N; WEBER, A. V; MENEZES, D. V; MUNARETO, A. A; MARTINS, A. P; SOMAVILLA, M; RODRIGUES, T. V; MENEGHINE, M. P. C. Análise do atendimento e satisfação dos clientes: estudo de caso de um laboratório escola. Revista saúde integrada, v. 9, n. 17– ISSN 2447-7079 http://local.cnecsan.edu.br/revista/index.php/saude/index, 2016.

GONÇALVES, H. Fidelização de clientes. 2007.

JESUS JÚNIOR, C. O; CARVALHO, C. F; OLIVEIRA, R. C. R; HORA NETO, F. M; TELES, B. B. Análise da satisfação dos clientes no setor de Serviços: Estudo de caso em uma empresa distribuidora de alimentos na cidade de nossa senhora do socorro –SE. 2° CONGENTI. Sergipe, 2014.

KOTLER, P. Administração de Marketing. 10 ed. São Paulo: Novo Milênio, 2000.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 6 ed.

São Paulo: Atlas, 2005.

LIMA, M. C; et al. Fidelização de Clientes: uma ferramenta estratégica de marketing. Disponível< http://www. aems. edu. br/conexao/edicaoanterior/Sumario/2014/downloads/2014/Fideliza% C3% A7% C3% A3o% 20De% 20Clientes% 20Uma% 20Ferramenta% 20Estrat% C3% A9gica% 20De% 20Marketing. pdf> Acessado em, 2014.

MANDELLI, A. S. Qualidade no atendimento ao cliente. Monografia. Criciúma, 2014.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. In:

pesquisa qualitativa em saúde. 14. Ed. Hucitec-Abrasco: São Paulo-Rio de Janeiro, 2014

PRADO, P. H. M; FARIAS, S. A. Avaliação da atribuição e da desconfirmação como antecedentes da resposta de satisfação dos consumidores com serviços bancários. Encontro nacional dos programas de pós-graduação em administração-enanpad, v. 21, 1998.

ROSSI, C. A V; SLONGO, L. A. Pesquisa de satisfação de clientes: o estado-da-arte e proposição de um método brasileiro. Revista de Administração contemporânea, v. 2, n. 1, p. 101-125, 1998.

SILVA FILHO, C. A. Estudo avaliativo da satisfação dos clientes participantes dos cursos liderando pessoas e conquistando mercados da matriz de soluções educacionais oferecidos pelo Sebrae/RN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. Administração.

SOUSA, J. R; BATISTA, F. J. Melhorias no atendimento em uma empresa de metais sanitários. ANAIS - Seminário de Estágio Supervisionado do Campus Anápolis de CSEH- UEG: as decisões nas políticas públicas nacionais, estaduais e institucionais com reflexos na formação profissional. GOIAS, 2016.

TINOCO, M. A. C; RIBEIRO, J. L. D. Uma nova abordagem para a modelagem das relações entre os determinantes da satisfação dos clientes de serviços. Production, v. 17, n. 3, p. 454-470, 2007.

TONTINI, G. Como identificar atrativos e obrigatórios para os atributos consumidor. Revista de Negócios. v. 8, N. 1. 2003.

Publicado

2021-07-30

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa